top of page

Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Atualizado: 22 de jun. de 2021


Algum tempo já se foi desde o casamento de vocês. Não importa quanto tempo se passou. O certo é que vocês estão tentando colocar em prática os bons propósitos que foram acertados durante o namoro e o noivado. As transformações pelas quais vêm passando o mundo e a família, nesses últimos tempos, nos dão a certeza de que não podemos esquecer que a vigilância deve ser dobrada.


A experiência vivenciada por vocês, no casamento, leva-os a acreditar que o amor deve ser o "motor" a impulsionar suas vidas, e a vida dos filhos vindos daí. A entrega mútua do casal deve fazer com que a união não seja fugaz, mas duradoura.

"17.Portanto, eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas ideias frívolas. 18.Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantêm-nos afastados da vida de Deus. 19.Indolentes, entregaram-se à dissolução, à prática apaixonada de toda espécie de impureza. 20.Vós, porém, não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo, 21.se é que o ouvistes e dele aprendestes, como convém à verdade em Jesus. 22.Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. 23.Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, 24.e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. 25.Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros. 26.Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento. 27.Não deis lugar ao demônio. 28.Quem era ladrão não torne a roubar, antes, trabalhe seriamente por realizar o bem com as suas próprias mãos, para ter com que socorrer os necessitados. 29.Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, elogie aos que ouvem. 30.Não entristeça o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção. 31.Toda amargura, ira, indigna­ção, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia. 32.Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo." (Efésios 4: 17-32)

A Vida a dois afasta todo e qualquer individualismo. Precisamos uns dos outros. O que afasta o casal é o isolamento. É na família que deve ser construída a personalidade com todas as suas implicações. A família deve ser um lugar acolhedor, onde ninguém deve ser excluído, mas todos tenham seu papel. A família deve ser tão aberta que possa acolher a todos daí o acolhimento que deve ser contínuo, no seu seio.

"9.Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem. 10.Amai-vos mu­tuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros. 11.Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. 12.Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. 13.Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade. 14.Abençoai os que vos perse­guem; abençoai-os, e não os prague­jeis. 15.Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. 16.Vivei em boa harmonia uns com os ou­tros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos. 17.Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens. 18.Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens." (Romanos: 12;9-18)

A afamilia que serve aos planos de Deus, com alegria, desenvolver a harmonia conjugal e familiar, proporcionando o crescimento dos filhos em estatura e sabedoria.


Este texto, faz parte de um curso de formação para recém-casados que desejam compreender o plano de Deus para uma vida matrimonial harmoniosa.

 

Deixe um comentário, a seguir, ou inscreva-se na formação de acompanhamento de recém-casados do setor de Pós-Matrimónio da Pastoral Familiar.

 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page